domingo, 27 de maio de 2012

Os Quatro R's


O consumo está presente no nosso dia a dia, porém num mundo cada vez mais globalizado é importante rever nossas ações para esse consumo não vir a ser um dia um consumismo.
O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. 
O consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente, é cada vez mais importante para a sustentabilidade do nosso planeta, pois quanto mais se consume, mais resíduos são jogados no meio ambiente que, na maioria das vezes, levam décadas para se decompor na natureza.
Por isso quatro dicas são importantes para diminuir a quantidade de produtos consumidos e consequentemente, resíduos jogados na natureza. São os Quatro R's (antigamente Três R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - e mais recentemente - Reintegrar).

  • Reduzir:

Consumir menos produtos e optar por aqueles que produzam menos resíduos e tenham maior durabilidade. Diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos.
Se você mora sozinho, por exemplo, não precisa comprar uma quantidade grande de comidas perecíveis, já que as chances delas ficarem ruins e acabarem no lixo são grandes. Ou ainda se for organizar a festinha de aniversário do seu filho e convidou 50 amiguinhos, para que comprar uma embalagem de talheres com 200 unidades?

  • Reutilizar:

Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar várias vezes a mesma embalagem, usando sobras de materiais para outras funcionalidades. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.
Tudo isso sem causa agressões ao meio ambiente, exemplos: uma garrafa de refrigerante pode virar um vaso para plantas, um pneu velho pode ser transformado na bóia da piscina e uma latinha de alumínio pode ser seu próximo porta-trecos.
Devemos adotar o hábito de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacolas retornáveis, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

  • Reciclar:

Não deu para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser condicionado em um coletor específico para ser reciclado de acordo com sua natureza. Você pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de seguir as especificações das cores (azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal) e procure guardar os objetos limpos e secos nos recipientes.

  • Reintegrar: 

Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. Uma composteira orgânica é o melhor instrumento para transformar podas de árvores, cascas de verduras e outros materiais em adubo. O composto que resultar do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado em jardins, hortas e pomares.


Mais atualmente foi criado o conceito de 5 R’s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Repensar e Recusar), adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia-a-dia como consumidores.





Fontes: 
http://www.autossustentavel.com/2010/03/os-4-rs-em-acao_13.html
http://bonitopantanal.wordpress.com/2009/04/15/dia-da-conservacao-do-solo-os-rs-dos-residuos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário